Segunda, 08 de Dezembro de 2025

4ª Cantata Natalina da ASL celebra o espírito de Natal em Campo Grande

Evento tradicional da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras reúne diversos corais para apresentações gratuitas no dia 12 de dezembro.

08/12/2025 às 19:42
Por: Redação

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) convida a comunidade para a sua 4ª Cantata Natalina, um evento que se tornou tradição no calendário anual da instituição. A celebração acontece na próxima sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a partir das 19 horas, no auditório da ASL, localizado na Rua 14 de Julho, nº 4653, no bairro Altos do São Francisco, em Campo Grande. A entrada é franca e o público terá a oportunidade de apreciar um repertório recheado de canções que exaltam o espírito natalino.

 

Coordenado pelo acadêmico Américo Calheiros, o evento marca o encerramento das atividades da Academia neste ano e promete uma noite de encantamento com a participação de oito renomados corais de Mato Grosso do Sul. Os grupos Fronteiras Abertas, Arte Viva, Cant’Arte, Canto Livre, Senhora de Fátima, Scheilla, Canto Fraterno e da ACP se apresentarão, interpretando músicas populares e tradicionais de Natal.

 

Cultura, paz e confraternização através da música

O presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique de Medeiros, ressaltou a importância da iniciativa como um “fortalecimento cultural do Natal em Campo Grande”, visando transmitir mensagens de paz à população. Américo Calheiros, por sua vez, destacou a relevância das cantatas natalinas globalmente, enaltecendo seu caráter religioso e a promoção da paz mundial.


“Para os coros participantes, representa um feliz momento de troca de experiências e uma agradável confraternização”, afirmou o coordenador Américo Calheiros sobre o evento.


A tradição das cantatas natalinas remonta ao século IV, com registros de canções como “Lesus Refulsit Omnium”. O gênero evoluiu, ganhando forma erudita no período Barroco e popularizando-se com clássicos como “Stille Nacht” (Noite Feliz) no século XIX, tornando-se símbolos universais de paz e união. No Brasil, essas apresentações foram difundidas por igrejas e hoje ocupam espaços públicos, teatros e instituições.

 

Corais participantes e seus repertórios

O Coral Fronteiras Abertas, criado em 2016 e regido pelo maestro Orion Cruz, apresentará um repertório eclético, incluindo “Sagrada Família”, “Natal Branco” e “Adeste Fideles”. O Coral Arte Viva, com 36 anos de existência, sob a regência da Professora Luciana Fisher, interpretará “Locus Iste” (Anton Bruckner), “Gloria” (Antonio Vivaldi) e “Primeiro Natal”. Já o Coro Lírico Cant’Arte, fundado em 2007, levará ao palco “Tollite Hostias” (Saint-Saëns), “Baba Yetu” (Christopher Tin) e “Noite Santa” (Adolphe Adam).

 

O Coral Canto Livre, um grupo independente conduzido voluntariamente pelo maestro Luiz Quirino, promete emocionar com “Folia de Reis” (Roque Ferreira), “Nascimento de Jesus” (Jerônimo Divino Tomaz – Criolo), “Hino de Reis” e “Cantata Cabocla”. O Coral Nossa Senhora de Fátima, atuante desde 1997 na igreja homônima e regido pela pianista Simone Vieira Carvalho Gomes, apresentará “Natal é tempo de alegria”, “Noite Azul” e “Revelação de Natal aos Reis”.

 

Com 38 anos de história, o Coral Espírita Scheilla, da Comunhão Espírita Casa de Scheilla e regido há 21 anos pelo Maestro Fábio Bernobic, trará as canções “Aurora”, “Estrela de Natal” e “Jingle Bell Rock”. O Grupo Coral Canto Fraterno, fundado em 2022 e também sob a regência do maestro Orion Cruz, apresentará “O Nascimento”, “Imagine” e “O Homem”. Encerrando as participações, o Coral da ACP, do Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública, regido pelo professor Rafael Ortega, interpretará “Então é Natal”, “Glória in Excelsis”, “Noite Feliz” e “Bate o Sino”.

 

A 4ª Cantata Natalina da ASL será um momento de união e celebração musical, convidando a todos para vivenciar a magia do Natal em um ambiente de confraternização e cultura. O evento presencial solicita traje esporte e é uma excelente opção para iniciar as festividades de fim de ano em Campo Grande.

© Copyright 2025 - Portal Buriti - Todos os direitos reservados