Quinta, 14 de Agosto de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (13) o envio de uma carta ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidando-o a participar da COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro.
Lula enfatizou que a conferência no Brasil será “a COP da verdade”, um palco para discussões cruciais sobre o futuro do planeta.
Notícias relacionadas:
“A COP 30 vai ser a COP do que nós queremos cobrar dos governantes do mundo, se eles acreditam ou não no que os cientistas falam de que o mundo tá passando por gravíssimos problemas. Eles vão ter que dizer se acreditam ou não que nós precisamos tomar muitas providências para evitar que o planeta tenha o aquecimento acima de 1,5ºC. Eles vão ter que dizer se acreditam ou não nos problemas que nós estamos tendo no clima no mundo inteiro. Porque a partir daí nós vamos tomar decisões”, declarou o presidente.
O anúncio foi feito durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), no Palácio do Planalto.
Lula também destacou a dívida de mais de US$ 1,3 trilhão por ano que os países ricos têm em relação às mudanças climáticas.
“Todo mundo que defende a floresta em pé e que não conhece a Amazônia tem que saber que embaixo de cada copa daquela árvore, mora um extrativista, mora um indígena, um pescador, um pequeno trabalhador rural que precisam sobreviver”.